terça-feira, 4 de outubro de 2011

O autodiálogo - "A mesa redonda do Eu"


Resolvi escrever este post em homenagem a minha nova amiga Marie do Carpe Diem que estimo muito e também a minha amiga Irene Moreira que ontem deixou um lindo comentário no meu post sobre o Augusto Cury (também estou lendo o livro O Vendedor de Sonhos), mas agora quero falar do livro NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS do mesmo autor. 

Todos nós sabemos que para curar o mal do século conhecidos como depressão, toc (trantorno obcessivo compulsivo) síndrome do pânico, bolimia, dentre outros, precisamos em primeiro lugar amar muito nós mesmosnos bastar. Sei que é simples falar e difícil colocar em prática, mais existem alguns macetes que nos ajudam a melhorar nossos sentimentos. Aprendi uma coisa primordial para minha vida conturbada neste livro NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOSo autodiálogo- A mesa redonda do Eu.

O autodiálogo é um diálogo aberto, inteligente e criativo consigo mesmo. É um exercício que constrói um romance com a vida. 
A pior solidão não é aquela em que o mundo nos abandona, mas quando nós mesmos nos abandonamos.

Para fazer a Mesa redonda com seus medos, suas angustias, seus conflitos você precisa perguntar: Porquê? Como? Onde? Qual o fundamento?


1- Escreva as características que você precisa desenvolver

2- Converse, debata, discuta aberta e silenciosamente consigo mesmo. Seja seu grande amigo. Analise se você tem tido tempo para todo mundo, mas não para si mesmo. Como tem agido com as pessoas, como tem 
se tratado, como gostaria de organizar seu tempo. Imagine que você esta dando um conselho e analisando o problema do seu melhor amigo (de fora).


3- Faça a mesa redonda do "eu" por pelo menos 10 minutos duas vezes por semana (ou quando preferir, mas faça com certa freqüência, que logo fica automático). Um bom momento para fazer esta técnica é no banho: Enquanto vc lava o corpo, faz uma faxina no teatro de sua mente.


4- Vire a mesa dentro de si. Não seja passivo. Discorde de suas emoções. Não aceite nenhuma frustração sem filtrá-la, questioná-la. Não aceite nenhum pensamento conflitante sem debatê-lo. Neste campo vc deve conquistar sua liberdade. Lute.
Neste estudo o importante é tentar praticar os ensinamentos. Se precisar de ajuda, converse com alguém sobre o assunto.



As vezes estamos lá parados (tipo síndrome do domingo a noite) e vem um sentimento ruim, parece que algo esta fora do lugar e você não sabe o que é, fica angustiada, fica triste sem motivo algum. Esses sentimentos são impulsos do subconsciente avisando que algo precisa ser resolvido e não sabemos nem o que é (talvez uma rejeição no passado, uma frustração, um abandono que sempre será um fantasma na sua rotina) a melhor forma de resolver tudo não é necessariamente "escarafunchando" no problema, faça as seguintes perguntas: 
PORQUE ESTOU SENTINDO ISSO? 


NÃO ACONTECEU NADA DE ERRADO PARA QUE EU ESTEJA ANGUSTIADA? 


TENHO UMA FAMÍLIA LINDA, UM MARIDO MARAVILHOSO QUE ME AMA NÃO TENHO MOTIVOS PARA ESTAR TRISTE!
(Resgate as belezas da vida, as coisas simples)  
E assim você vai reescrever sua história, espantar estes sentimentos que atormentam tanto.
Nós estamos nesta vida para ser feliz, e ser feliz é apenas uma escolha nossa...escolha por ser leve, escolha por ser feliz, escolha por dar valor as coisas simples da vida.


Uma boa forma de resgatar a alegria interior é tirar algum tempo sozinho e fazer coisas que te agradam como uma atividade manual, uma leitura de romance, um filme, um desenho, escrever em uma folha de papel o que sente ou até uma arrumação no guarda roupas. Qualquer coisa que te traga bem estar sem obrigação e te faça sentir que estar com você mesmo é uma boa companhia (isso é se bastar).   


Se a gente só olhar as coisas ruins da vida o tempo todo, praticamos um suicídio coletivo porque desgraças e sacanagens acontecem de segundo em segundo neste mundão, mas Deus tem sempre uma obra maravilhosa e preciosa para cada um de nós. Por isso o mais legal é rir de si mesmo e tirar lições de aprendizados dos fracassos, esses serão grandes alicerces de amadurecimento para enfrentarmos a vida!


Um precioso final de semana a todos!


P.S. A dica deste post é baseada no livro fantástico NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS do Augusto Cury, que me ensinou muito. Leiam!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011



                             
      SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.

Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;
Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!
Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.
O Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue.
Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão.
Não odeio eu, ó SENHOR, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti?
Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos.
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

domingo, 2 de outubro de 2011

sábado, 1 de outubro de 2011

15 diferença entre a paixao e o amor inteligente

1:a paixao vive na lama da insegurança;o amor vive no terreno da confiabilidade
2:a Paixao controla os passos;o amor incentiva a caminhada;
3:A Paixao arde em ciume do outro;o amor queima em prazer pelo suzesso dele;
4:a Paixao corrige em publico e elogia em particula; o amor faz o contrario;
5:a Paixao é agitada e agreciva;o amor é calmo e protetor;
6:a Paixao produz o individualismo;o amor é a propria individualidade
7: a Paixao gravita na pròpria òrbita;o amor pensa nos outros;
8:a paixao flutua entre o ceu e o inferno en instantes;o amor é estavel.msm diante das contrarieades;
9:a paixao é inquieta;nutri-se com a ansiedade o amor é paciente ; nutri-se com cardapio da tranquilidade
10:a paixao vê a tempestade e se amedronta; o amor vê no msm ambiente a chuva e,com ela,a oportunidade de lançar suas raíses;
11:a paixao produz rompimentos traumaticos;o amor dà sempre uma nova chance
12:a Paixao cobra muito;o amor entraga muito;
13:a paixao gera janelas killers,produz traumas,diminui,humilha,inferioriza,compara,enquanto o amor produz janelas lights, exauta,promove,incentiva,aplaude;
14:a paixao aprisiona os apaixonados em torno de si;o amor liberta os amantes,os fazem enxergarem o mundo de oportunidade ao seu redor;15:a paixao nao tem dignidade faz chantagens,nao admite em impotese alguma perda,enquanto o amor è nobre,nao aprisionna dà liberdade para o outro partir.só o amor inteligente sabe que o medo da perda acelera a perda.

pensamento para refletir

se as pessoas nos abandonarem, a solidao sera amarga, mais toleravel,mas si nos mesmo nos abandonamos,ela sera quase insuportavel.Os q nao procuram se conhecer vivem a pior das solidoes seram sempre estranhos para si msm, forasteiros na propria casa.nao é possivel desenvolver as funçoes surpriendentes da inteligencia.sem explorar nossa psiqui . os olhos da face enxergam comportamentos visiveis,os olhos autruistas enxergam oq está por de tràs deles.O amor inteligente enxerga as qualidades que as imagens nao revelam,garinpa ouro nos solos rochosos dos outros.

augusto cury,desvendando o fascinante mundo da mente humana

somos a unuca especie, em meio a milhoes na natureza,que pensa,tem conciencia de si mesmo e esreve sua historia um previlegio indescritivel,é verdade.mas podemos escrever uma historia que nos liberta ou no aprisiona?muitos vivem em sociedades liveres,mais sao escravos das suas emoçoes.Nao treinam sua psique para construir um amor inteligente,desenvolve uma paixao doentia q os controla e que asfixia os outros.ate intelectuais caem nessa armadilha temos uma mente q constroem o espetaculo dos pensamentos e tal espetaculo torna-nos extremamente conplexo e intensamente complicados.somos mais complexos ou mais complicados?depende.para responder a essa pergunta temos que no questionar:temos administrado com inteligencia a construção de pensamentos?ou a deixamos solta como um carro sem direçao ou um barco a deriva,sem  bussula?é quase impossivel nao nos acidentarmos juntos sem direçao ou nao nos perdemos sem pussula.todos nos queremos uma mente saldavel regada ao prazer,livre,segura,resiliente,criativa,mas frequentemente deixamos nossa mente irresponsavelmente solta, sem gerenciamento e proteção.